quarta-feira, 14 de julho de 2010

Redes Sociais, mídias sociais e marketing, existe algo em comum ou não?

De repente me deu uma vontade súbita de voltar a escrever aqui.

Comecei a escrever esse post na quarta-feira, mas como eu to no final do meu estágio, não sei o que acontece só que aparecem mais coisas para fazer do que o comum, correria total, mas é isso vamos lá.

Na terça-feira a noite fui ver a defesa do tcc de uma amiga que faz o mesmo curso que eu (agora é fez né?), ela citou uma frase que foi bastante ressaltada pela banca "Mídias sociais não são marketing e sim redes de relacionamentos". Antes de eu ir para a faculdade, fui a uma entrevista de um possível novo emprego, e o assunto que abordamos foi referente a mídia sociais, redes sociais, e marketing.

Como as coisas são... Sempre me dirigi ao termo redes sociais como o centro dos meus mais recentes estudos, sabe aquele papo que analisa as relações sociais com base na Teoria de Redes?

Então, ando lendo bastante a respeito disso.

Tá, mas onde quero chegar?

A quem se confunda com os termos mídia sociais e redes sociais.

Mídias Sociais são propriamente dito as ferramentas tecnológicas da internet. São os conteúdos desenvolvidos nela. Permitem a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos. Por meio deles qualquer pessoa pode publicar conteúdos, trabalhos, projetos, músicas, vídeos e mesmo baixá-los com custo baixo, ou mesmo, de graça.

Já as redes sociais é um conjunto complexo de relações entre membros de um sistema social a diferentes dimensões, desde a interpessoal à internacional.

Podemos dizer que a as redes sociais se completam mídias sociais, pois elas permitem a interação social. Ou seja, as mídias sociais são redes de relacionamentos.

O marketing é um dos pontos que podem ser abordados dentro das mídias sociais porque por meio delas podemos estudar o cliente e seus concorrentes, estudar o público-alvo deles.

Desempenhar um papel fundamental que ambos saiam ganhando tanto o cliente como o consumidor.

Resumo redes sociais, mídias sociais e marketing se completam.

Um comentário:

Diego Nogueira disse...

Tu me surpreendes a cada novo dia. Adorei teu texto. Muito boa colocação.

Mas não te esqueces. “O mundo é pequeno”, Juliana. Carrega essa frase sempre contigo, pois é exatamente isso. Principalmente na internet. Com a ajuda dela, fica mais simples entender que no final, tudo se completa.

Ah! E continua atualizando o teu blog.

Beijão.