Os meios de comunicação em massa tem uma grande importância nos dias de hoje.
Na psicologia ele é abordado na questão dos limites éticos.
A ética e o uso da Psicologia:
Os psicologos se referem a ética, pois a ética estaria relacionada com um limite, entre o que é verdadeiro ou mentira, utilizando ainda o conhecimento científico.
Nos meios de comunicação em massa se utiliza muito da persuasão. Persuasão é o mecanismo de convencimento que pode ou não ultrapassar as bases racionais da difusão de uma mensagem.
Ou seja, pelo meu entendimento a persuasão é o "convencer" por meio da verdade ou da mentira de uma mensagem.
Há dois tipos de persuasão a objetiva e a subjetiva.
A P.Objetiva na minha concepção é de forma clara e trabalha com o real e verdadeiro, mexe com o consciente da pessoa. São mensagem objetivas.
Já a persuasão subjetiva trabalha com o nosso inscosciente, busca sempre utilizar mensagens com fundo emotivo, subjetivas.
Um exemplo disso é um comercial de cigarro que mostra um clima de glamour, a pessoa compra a idéia, o produto, porque no fundo ela mantêm esse desejo, mas não admite. A pessoa deseja esse glamour do comercial, capta a mensagem sem saber que está sendo usado, induzido pela idéia que envolve o produto.
Na psicologia ele é abordado na questão dos limites éticos.
A ética e o uso da Psicologia:
Os psicologos se referem a ética, pois a ética estaria relacionada com um limite, entre o que é verdadeiro ou mentira, utilizando ainda o conhecimento científico.
Nos meios de comunicação em massa se utiliza muito da persuasão. Persuasão é o mecanismo de convencimento que pode ou não ultrapassar as bases racionais da difusão de uma mensagem.
Ou seja, pelo meu entendimento a persuasão é o "convencer" por meio da verdade ou da mentira de uma mensagem.
Há dois tipos de persuasão a objetiva e a subjetiva.
A P.Objetiva na minha concepção é de forma clara e trabalha com o real e verdadeiro, mexe com o consciente da pessoa. São mensagem objetivas.
Já a persuasão subjetiva trabalha com o nosso inscosciente, busca sempre utilizar mensagens com fundo emotivo, subjetivas.
Um exemplo disso é um comercial de cigarro que mostra um clima de glamour, a pessoa compra a idéia, o produto, porque no fundo ela mantêm esse desejo, mas não admite. A pessoa deseja esse glamour do comercial, capta a mensagem sem saber que está sendo usado, induzido pela idéia que envolve o produto.
Um comentário:
Juliana,
Gostei dos teus dois ultimos posts e também das ilustrações. Teu blog está ficando mais agil e atrativo. No caso do post sobre persuasão seria interessante você dar exemplos praticos. Você deu um, com a propaganda de cigarros. Mas qas situações são tantas e as pessoas tem tanta dificuldade de identificar tecnicas mais subjetivas que vale a pena usar todas as oportunidades para desmistificar.
Um abraço
Castilho
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