terça-feira, 13 de maio de 2008

Sigmund Freud

Falei da Psicanálise, mas acabei deixando de lado o inventor dela, Sigmund Freud. Nascido no ano de 1856 em Freiberg, na Morávia, Sigmund Freud foi um médico neurologista, fundador da psicanálise. Pelo que contam os livros no começo Freud trabalhou com a histeria tendo como método utilizado a hipnose, ele estudou o comportamento das pessoas que apresentavam esse quadro. Desde sempre mostrou interesse pelo inconsciente e pelas pulsões, foi influenciado por Charcot e Leibniz, depois que abandonou a hipnose dedicou-se mais a fundo ao estudo do inconsciente e foi assim que se chegou a psicanálise. Freud, além de ter sido um grande cientista escritor e pensador foi responsável por uma grande revolução no âmbito humano: a idéia de que somos movidos pelo inconsciente.

Em minha opinião Freud não só explica, exemplifica, ensina, lendo os seus materiais, eu fico pensando como ele chegou tão longe, pois decifrar o sistema de aparelho psíquico do ser humano não é nada fácil. Mas é engraçado que tudo faz sentido, as teorias, os mecanismos de defesa. Como agimos, como é a nossa personalidade.
Como diz aquela frase "Freud explica", eu concordo.

Já dizia Freud... “O pensamento é o ensaio da ação”.

Pesquisado em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sigmund_Freud

http://www.culturabrasil.org/freud.htm

2 comentários:

Carlos Castilho disse...

Juliana,
Teu texto está claro e direto, mas fica a sensação de que você está apenas reproduzindo material. eu te sugeriria que você se colocasse mais no texto. Você já faz algumas aberturas nesta direção, mas, por exemplo, você poderia aplicar o que Freud disse a uma situação concreta que você vivenciou ou tomou conhecimento. Teu blog poderia ficar mais atrativo e original. Mas esta sugestão é só para melhorar o que já está bom.
Um abraço,
Castilho

Carlos Castilho disse...

Juliana,
Não esqueça de atualizar o seu blog. Ele vinha um ritmo mujito bom. De repente você parou. O que houve...
Castilho