terça-feira, 1 de abril de 2008

Ciência

Falávamos anteriormente sobre o senso comum, embora saibamos que falar dele por si só, não conseguimos explicar, ou melhor, compreender a nós próprios e ao mundo que nos cerca, pois o senso comum possui um complemento que é o que chamamos de "ciência".

O que é Ciência na psicologia?
É o conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade, objeto de estudo.

A Ciência utiliza de uma linguagem precisa, ou seja, termos técnicos, vocabulários precisos. Busca sempre a objetividade, usa métodos específicos (analítico, histórico de caso, experimental, testes) e o processo cumulativo (a ciência sempre vai crescendo).
Ela parte do pressuposto de que é necessário ter um estudo determinado sobre as coisas, tem que sempre obter respostas, é por meio dela que utilizamos o conhecimento científico.

A história da ciência demonstrou que as coisas não são exatamente o que os sentidos nos revelam. Assim podemos considerar a ciência como um método de pesquisa baseado na faculdade racional do ser humano e na comprovação experimental do fato pesquisado.

Por fim, a ciência e o senso comum são dois pólos de um mesmo fenômeno. O pólo ciência representa a parte dinâmica do fenômeno que faz o conhecimento evoluir. É a fase construtora do conhecimento. O pólo do senso comum representa a fase conservadora do conhecimento e por isso tem a característica de imobilidade, tendendo a se repetir em um ciclo fechado, eternamente, se não for fecundado pelo dinamismo evolutivo da ciência.

A ciência é um instrumento do conhecimento junto com o senso comum.

Pesquisado em:
http://www.geocities.com/Athens/Academy/9258/sensocom.html

Um comentário:

Carlos Castilho disse...

Oi,
Achei muito legal a tua iniciativa de produzir um texto sobre um tema tão complexo como o ciência e psicologia. Vale a pena explorar este campo.
Castilho