terça-feira, 22 de abril de 2008

Psicanálise

A Psicanálise parte de três princípios: A teoria, o método e a prática.
A teoria é o conjunto de conhecimentos sobre a vida sistematizada; o método é a forma que se trabalha (FREUD-> interpretativo); e a prática é a forma de atuação (análise).

A psicanálise tem como objetivo estudar e entender o inconsciente.

O que é inconsciente?
É o conjunto de conteúdos não presentes no campo atual da consciência. Conteúdos reprimidos que não tem acesso ao pré-consciente/consciente, pela ação de censuras internas. O inconsciente tem suas próprias leis de funcionamento.

Próximo post sobre a primeira e a segunda teoria da Psicanálise.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Identidade

Pra compreender o processo de produção do sujeito, ou seja, o processo que lhe permite apresentar-se ao mundo e reconhecer-se como alguém único, a Psicologia construiu o conceito de Identidade.

A identidade é o sentimento pessoal de um "eu" único (consciência) que tem quatro características fundamentais: A Constância, a unidade, o reconhecimento, e a identificação.
A constância são os laços familiares que nos baseamos no decorrer de nossas vidas, a unidade é que o indivíduo é um só, o reconhecimento trata-se da comparação com o outro, e a identificação são as pessoas as quais seguimos aquelas que funcionam como modelos.

Falaremos também da Identidade Psicossocial, da Crise de Identidade, Estigma e Sinais Aparentes.

A chamada de identidade Psicossocial que no meu entendimento "somos o que fazemos, dependendo do social e o que pensamos sobre nós.”

A Crise de Identidade é um processo bastante comum, crises como essas acontecem na nossa adolescência, é quando ocorre um processo de mudança de modo intenso, doloroso, confuso, angustiante, onde a pessoa procura redefinir ou ratificar seu modo de ser ou estar.
Podemos relacionar essa crise de identidade com o Estigma.
Estigma são as marcas, atributos sociais que um indivíduo, grupo ou povo carregam e cujo valor pode ser negativo ou pejorativo.
Ou seja, sua relação está nas marcas deixadas por essa mudança, da forma que ela foi dolorosa, confusa.
Além disso, o estigma mostra que a sociedade tem dificuldade para lidar com o diferente.

Sinais Aparentes ponto de partida para conhecer alguém, embora possamos nos precipitar sobre sua identidade. É o primeiro passo para conhecer verdadeiramente o indivíduo, e a rotina nos mostra isso.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Conhecimento Científico

Quando nos aprofundamos em determinados assuntos que necessitam de um estudo preciso e objetivo, temos o que chamamos de Conhecimento Científico.
É quando começamos a formular nossas próprias idéias, começamos a discordar, desconfiar daquelas idéias que prevalecem na sociedade, o conhecimento científico faz com que nós desenvolvemos nossa própria opinião.

"O conhecimento científico é o que é produzido pela investigação científica, através de seus métodos. Surge não apenas da necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem prática da vida diária, mas do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas.
Têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação."

Pesquisado em:

http://br.geocities.com/perseuscm/espiritocientifico.html
http://www.das.ufsc.br/~cancian/ciencia/ciencia_conhecimento_cientifico.html
http://ocanto.esenviseu.net/apoio/ciencia1.htm


terça-feira, 1 de abril de 2008

Ciência

Falávamos anteriormente sobre o senso comum, embora saibamos que falar dele por si só, não conseguimos explicar, ou melhor, compreender a nós próprios e ao mundo que nos cerca, pois o senso comum possui um complemento que é o que chamamos de "ciência".

O que é Ciência na psicologia?
É o conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade, objeto de estudo.

A Ciência utiliza de uma linguagem precisa, ou seja, termos técnicos, vocabulários precisos. Busca sempre a objetividade, usa métodos específicos (analítico, histórico de caso, experimental, testes) e o processo cumulativo (a ciência sempre vai crescendo).
Ela parte do pressuposto de que é necessário ter um estudo determinado sobre as coisas, tem que sempre obter respostas, é por meio dela que utilizamos o conhecimento científico.

A história da ciência demonstrou que as coisas não são exatamente o que os sentidos nos revelam. Assim podemos considerar a ciência como um método de pesquisa baseado na faculdade racional do ser humano e na comprovação experimental do fato pesquisado.

Por fim, a ciência e o senso comum são dois pólos de um mesmo fenômeno. O pólo ciência representa a parte dinâmica do fenômeno que faz o conhecimento evoluir. É a fase construtora do conhecimento. O pólo do senso comum representa a fase conservadora do conhecimento e por isso tem a característica de imobilidade, tendendo a se repetir em um ciclo fechado, eternamente, se não for fecundado pelo dinamismo evolutivo da ciência.

A ciência é um instrumento do conhecimento junto com o senso comum.

Pesquisado em:
http://www.geocities.com/Athens/Academy/9258/sensocom.html

Bloco de 400 km2 se desprende de plataforma de gelo na Antártida;

Um bloco de gelo de pouco mais de 400km² começou a se desprender da plataforma de Wilkins, na Península Antártida, e a derreter no mar sob o efeito do aquecimento global.

Imagens de satélites mostram que uma parte da plataforma já iniciou processo de desintegração e logo virá a desaparecer.

O que são plataformas?

Plataformas são extensões flutuantes do lençol de gelo que cobre a base rochosa da Antártida, segundo o site da British Antarctic Survey (BAS), que monitora a região.

Wilkins se manteve estável pela maior parte do século 20, mas nos anos 90 começou a se retrair, ou seja, começou a se manisfetar por meio de um desprendimento de blocos em 1998. Nos últimos 30 anos outras plataformas se perderam na mesma área do continente. O que nos leva a crer que devido ao aumento do aquecimento global tudo acontece mais depressa.

A desintegração foi vista com a formação de um Iceberg, em 28 de fevereiro. Hoje a plataforma de Wilkins está presa por um fio, apenas duas faixas de gelo entre duas ilhas que a protege.

Os pesquisadores temem pelo que possa acontecer com a ausência desta plataforma, pois poderá ocorrer uma exposição das geleiras no interior do continente, sendo estas formadas por água fresca. A preocupação maior é que seu derretimento afete o nível dos oceanos.

Em 1993 estudos já mostravam que dentro de 30 anos se o aquecimento global continuasse ocorrendo à parte norte da plataforma de Wilkins iria desaparecer. Segundo os cientistas, a Península Antártida tem passado por um aquecimento sem precedentes nos últimos 50 anos, de quase 3ºC.

Contudo outros pesquisadores afirmam que a plataforma de Wilkins pode resistir por mais tempo, pois o período de derretimento de gelo na Antártida está chegando ao fim. E ainda há estudiosos que acreditam que em janeiro de 2009 a plataforma pode vir a desaparecer de vez.